A dança contemporânea para crianças pode ser desafiadora por ser uma linha tênue entre brincadeira e técnica corporal. Apesar de que, como já falamos muito por aqui, a brincadeira é uma experiência essencial para o desenvolvimento da criança. É assim que ela descobre o mundo à sua volta.
Mas aqui o ensino da dança contemporânea para bebês e crianças já tem algumas fases desenvolvidas.
Os 4 elementos básicos são:
– Jogos de dança: exploração de movimentos livres que propõem equilíbrio, saltos, rolamentos, deslocamento no espaço, deslizamentos, percepção do corpo, percepção espacial e musical.
– Brincadeiras cantadas: exercícios de alongamento e fortalecimento muscular que trabalham o ritmo do movimento em relação à música cantada simultaneamente.
– Brincadeiras dançadas: coreografias inspiradas na cultura da criança, que desenvolvem ritmo, coordenação motora, lateralidade, percepção do tempo (rápido, lento) e fluência do movimento.
– Histórias dançadas: contação de história que envolve movimento e sonoridade.
Aqui no Tugudum, Valéria Franco utiliza uma variedade de materiais que auxiliam e enriquecem o trabalho. O espaço onde as aulas são realizadas possui piso de madeira que absorve o impacto
É um ambiente acolhedor com materiais dispostos em lugares estratégicos que possibilitam a utilização nos momentos certos. Além disso, o piso de madeira pintado de preto vira uma lousa que pode ser desenhada com giz para aplicação de diversos jogos de dança.
A sala não possui espelhos para não interferir na exploração individual de movimentos, nem possui barra por opção de estratégia de trabalho.
Agende uma aula grátis pelo telefone (19) 2121-4655 e traga as crianças para testarem essa experiência.