Como a dança para crianças propõe um caminho para o próprio movimento

O principal desafio no ensino de crianças de 3 a 5 anos é mantê-las entretidas e com foco nos exercícios durante toda a aula. Com base na observação das aulas, Valéria Franco desenvolveu uma metodologia com base nas proposições e experimentação.

 

Dar aula para crianças nem sempre é uma tarefa fácil. Exige estratégias técnicas e neurológicas para atrair a atenção dos pequenos, sem entrar na imposição e autoritarismo, mas mesmo assim colocando limites para as crianças que precisam deles.

Uma das grandes dificuldades de dar aulas para a primeira infância, em particular entre os 3 e 5 anos de idade, é conseguir a atenção quando estas crianças estão agitadas. Começa-se a perceber que esgotada a curiosidade das primeiras aulas estas crianças já se sentem apropriadas do espaço da escola e se colocam em sala com autonomia que às vezes fica difícil do professor conseguir a devida atenção.

Digo que o que funciona são proposições, ou seja, o professor interfere na dinâmica instalada propondo ações, influenciando assim os pequenos a se moverem dentro de uma proposta pensada no desenvolvimento da aula. Essas proposições são realizadas com pequenas ações de movimentos que aos poucos vão influenciando o ambiente, e logo se vê os pequenos sendo influenciados nas suas experimentações.

Assim cria-se um caminho para o corpo que se expressa pela dança. As crianças criam suas próprias equações, experimentando no corpo as dificuldades, encontrando prazer e satisfação nas suas descobertas, sendo autônomos e seguros de si, encontrando  uma estética própria de movimento que traduz sua expressão mais íntima.

Desta maneira respeita-se o desenvolvimento psicomotor e neurológico das crianças em suas faixas etárias. Dessa forma, a necessidade corporal delas não é prejudicada, criando espaço para a expressão natural dos pequenos que vem dançar.

A aula permeia o brincar, porque para a criança a brincadeira é coisa séria, afinal, é assim que ela descobre o mundo.