Aulas de dança contemporânea para crianças a partir do método Dança Integral
Público Alvo: crianças de 5 a 7 anos
Duração: 8 encontros de 45 minutos
Tema: Histórias dançantes e Objetos Lúdicos
Estrutura:
Acolhimento – recepção das crianças, escuta e reunião
Aquecimento, fortalecimento e alongamento através de propostas lúdicas, sensíveis e dançadas – auto massagem, curiosidades sobre as partes do corpo e propostas brincantes.
Exploração a partir de histórias e objetos.
Compartilhamento de descobertas e sensações.
Finalização: Breve relaxamento
Objetivos:
- A criança como propositora – a experiência, imaginação e criação
- Consciência corporal, autonomia, capacidade expressiva, alongamento, fortalecimento e repertório de possibilidades de movimento
3 aulas: Histórias – Nas primeiras duas aulas traremos propostas de histórias dançantes e na terceira aula estimularemos cada criança a contar sua história.
3 aulas: Objetos – Nas primeiras duas aulas traremos objetos (toalha e saco de feijão) para exploração e jogos e na terceira aula estimularemos cada criança a trazer seu objeto de casa para exploração.
2 aulas: Criação – a partir das histórias contadas, dos objetos explorados e das sensações e descobertas compartilhadas por cada criança vamos propor uma criação em dança que envolve história e objetos que será registrada por vídeo.
Disparadores das aulas
Aula 1: História lúdica que engaja a conexão cabeça-cóccix, explorando movimentos neste eixo no corpo e em relação ao ambiente na conexão céu e terra, situando movimentos no nível baixo, médio e alto e trabalhando a mobilidade da coluna.
Aula 2: História lúdica que engaja a conexão centro e extremidades, explorando movimentos neste eixo do corpo com expansão e recolhimento nos diferentes níveis – baixo, médio e alto e também estimulando a movimentação pelo espaço reconhecendo direções – frente, trás e lados.
Aula 3: Histórias criadas pelas crianças que após o compartilhamento de forma dançada serão conduzidas por nós professoras a fim de estimular mais formas de experimentar os movimentos propostos.
Aula 4: Proposição de experimentação com uma toalha, sentir o peso, textura, possibilidades de manipulação do objeto, como movimentar o corpo com ele, continuando na exploração dos movimentos nos diferentes níveis e direções. Também neste momento trazer experimentações com a toalha em diferentes partes do corpo e o engajamento mais apurado da mobilidade das articulações e flexibilidade.
Aula 5: Proposição de experimentação com um saco de feijão de 1 kg, sentir o peso, textura, possibilidades de manipulação do objeto, continuando na exploração dos movimentos nos diferentes níveis e direções. Propor que a criança coloque o saco de feijão em diferentes partes do corpo para engajar de forma mais apurada movimentos de força e equilíbrio.
Aula 6: Proposição de experimentação com objetos cotidianos propostos pelas crianças. Estimular a exploração a partir dos trabalhos anteriores como: níveis, direções, conexão cabeça-cóccix e centro e extremidades, mobilidade articular, flexibilidade, força e equilíbrio e demais qualidades de movimentos e fatores que ocorrerem ao longo dos encontros.
Aula 7: A partir do que foi trabalhado nas aulas anteriores – desenvolvimento de corporeidade por meio de histórias e objetos em conjunto com as sensações e descobertas das crianças que foram partilhadas ao longo das aulas, iremos propor uma história com objeto que seja dançada pelas crianças e que elas também componham com essa história.
Aula 8: Na última aula iremos trabalhar novamente a criação proposta na aula anterior e fazer o registro em vídeo. (Obs: ao longo do processo vamos sentindo melhor como fazer essa proposta de criação com as crianças, se a história partirá de nossa proposição a partir das observações em aula, ou se cada uma propõe sua história. Também decidiremos se o registro em vídeo será no registro da aula, ou se pediremos que cada criança grave sua dança da história e depois faremos a edição do vídeo com a narrativa da história sendo dançada pelas crianças).