A pesquisa da mescla das linguagens no trabalho da Cia Tugudum dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela bailarina Valéria Franco e pelo músico percussionista João Carlos Dalgalarrondo, realizados no período de 1991 a 1998, e tem fundamento na música cênica, na dança moderna e no jogo do improviso, inicialmente baseado no método de Laban.
Desenvolvemos a pesquisa da interação da linguagem da dança com a música dentro do jogo do improviso. Neste jogo, é estabelecida uma conexão entre a figura do músico, a música e a bailarina. O principal foco dos experimentos é a interação destas duas linguagens com a intenção de diálogo sem a imposição de uma linguagem sobre a outra. O resultado é uma retórica artística que denominamos “Diálogo Corpóreo Musical Cênico”. A teatralidade da cena surge na interação da música e da dança, ela aparece contundente na força da comunicação.
Os elementos básicos do trabalho técnico que denominamos “Diálogo Corpóreo Musical Cênico”, além das linguagens corporais e musicais próprias que cada artista traz, são:
1 – Percepção integral: estado de concentração sensível para a percepção do público, do espaço cênico, dos instrumentos em cena e dos artistas envolvidos.
2 – Jogo: captar, receber e responder ao tema que se estabelece em cena incluindo a platéia. “O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da vida quotidiana”(HUIZINGA, 2000, p.30).
3 – Elemento surpresa: resposta ou provocação do público e/ou da cena, como lidar com a adversidade.
4 – Relação músico – música – instrumento – bailarina – movimento: a idéia é que a cena seja construída pelo diálogo destes elementos e linguagens. A cena acontece sem que nenhuma linguagem ou elemento imponha ou exerça domínio sobre a outra.
5 – Contaminação: no jogo o artista pode contaminar a cena com uma proposta nova, ou o artista pode se deixar contaminar pelo acontecimento da cena.
6 – Teatralidade: surge no jogo da retórica artística da dança com a música em que a musicalidade do movimento se transforma em gesto teatral, onde os olhares e as expressões dão o tom da comunicação.
7 – Comunicação: passa pelo diálogo musical de provocação, pergunta e resposta, colocação de novo assunto, em que a triangulação dos olhares entre artistas e platéia flui num jogo espetacular.
Os espetáculos criados pela Cia Tugudum são todos autorais. Eles nem sempre partem de um tema, às vezes se iniciam por uma pesquisa para um novo trabalho, quando os artistas se colocam em estado de improviso como pessoas em uma conversa. Nessa conversa aparecem os assuntos a serem explorados na elaboração da nova criação. A improvisação não se restringe ao aspecto da criação de um espetáculo, ela é parte integrante do resultado artístico, ela é utilizada principalmente como estética e linguagem.
O “Diálogo Corpóreo Musical Cênico” conduz toda a dinâmica de desenvolvimento na criação dos espetáculos da Cia Tugudum, tanto para a primeira infância como também para os adultos. Os espetáculos são inusitados, trazem humor, delicadeza e poesia.
Por Valéria Franco em 21 de março de 2019
bem interessante, gostei!
That is really fascinating, You’re an overly professional
blogger. I’ve joined your rss feed and look ahead to
looking for extra of your magnificent post. Additionally, I have shared
your web site in my social networks
Parabéns pelo trabalho!
Desejo-lhes sucesso.
Sou a Beatriz Azevedo, e quero parabenizar você pelo seu
artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Absolutamente fascinante! Este post é um tesouro de
informações, apresentado de forma clara e envolvente.
Parabéns pelo trabalho excepcional, é inspirador e
enriquecedor. Continuem compartilhando conhecimento
valioso como este!