Elementos básicos:
– jogos de dança: exploração de movimentos livres que propõe equilíbrio, saltos, rolamentos, deslocamento no espaço, rolamentos, deslizamentos, percepção do corpo, percepção espacial e musical.
-brincadeiras cantadas: exercícios de alongamento e fortalecimento muscular que trabalham o ritmo do movimento em relação à música cantada simultaneamente.
-brincadeiras dançadas: coreografias inspiradas na cultura da criança que desenvolvem ritmo, coordenação motora, lateralidade, percepção do tempo (rápido, lento) e fluência do movimento.
– histórias dançadas: contação de história que envolve movimento e sonoridade.
Utilizo nas aulas uma variedade de materiais que auxiliam e enriquecem o trabalho. O espaço onde as aulas são realizadas no Tugudum possui piso de madeira que absorvem o impacto, é um ambiente acolhedor com materiais dispostos em lugares estratégicos que possibilitam a utilização nos momentos certos. Além disso, o piso de madeira pintado de preto vira uma lousa que pode ser desenhada com giz para aplicação de diversos jogos de dança (figura 21). A sala não possui espelhos para não interferir na exploração individual de movimentos, nem possui barra por opção de estratégia de trabalho.
Uma das grandes dificuldades de dar aulas para a primeira infância em particular entre os 02 e 04 anos, é conseguir a atenção quando estas crianças estão agitadas. Comecei a perceber que esgotada a curiosidade das primeiras aulas, com as crianças já se sentindo apropriadas do espaço da escola, elas se colocam em sala com autonomia, o que às vezes torna difícil para o professor conseguir a atenção necessária. Iniciei um experimento com proposições, ou seja, interferir na dinâmica instalada propondo ações, influenciando assim os pequenos a moverem-se dentro de uma proposta pensada no desenvolvimento da aula. Essas proposições são realizadas com pequenas ações de movimentos, sem o uso da palavra, que aos poucos vão contaminando o ambiente, e logo se vê os pequenos sendo influenciados nos seus experimentos. O trabalho desenvolvido com os bebês no Instituto Jacarandá completa o ciclo de pesquisas do ensino do método de dança que realizo no espaço da Cia Tugudum.
figura 21