Tugudum apresenta espetáculo de dança para bebês

“Dança uma História?” será apresentado no dia 02 de fevereiro no Espaço Cultural Maria Monteiro em Campinas, com entrada franca.

 

O espetáculo “Dança uma História?” foi concebido para bebês e será apresentado pela Cia. Tugudum neste domingo (02/02/2014) no Espaço Cultural Maria Monteiro (Av. Cardeal Dom Agnelo Rossi, s/nº – Vila Padre Anchieta, Campinas SP) em duas sessões: às 11h e às 17h, com entrada franca. O espetáculo é intimista, envolve o público no espaço cênico. Por isso, a produção distribuirá 35 senhas 1h antes de cada apresentação. Quem não conseguir retirar as senhas poderá assistir o espetáculo ocupando os 176 assentos do teatro.

“Dança uma história?” estreou no ano passado com sucesso em creches da cidade de Campinas e na sede do grupo, com patrocínio do FICC – Fundo de Investimentos Culturais de Campinas.  leve_danca02

A ideia de produzir um espetáculo de dança contemporânea voltado à faixa etária dos quatro meses aos três anos de idade (mas que não exclui a apreciação de crianças até os seis anos) da experiência da diretora Valéria Franco em ministrar atividades artísticas para este público em uma creche próxima à sede do grupo. O interesse dos bebês pelo movimento, pela interação e musicalidade nortearam as escolhas estéticas da diretora, que também realizou pesquisa na CEMEI Christiano Osório de Oliveira com o acompanhamento e orientação pedagógica de Simone Pinto da Silva.

O corpo e o movimento das dançarinas são o alicerce do roteiro coreográfico, ora compondo paisagens, ora transformando-se em elementos e personagens que compõem as pequenas histórias.  A interação entre as linguagens da dança e da música e a improvisação – principais focos de pesquisa da Cia. Tugudum –  estão presentes em algumas das cenas em que as dançarinas brincam a sonoridade de instrumentos percussivos e de sopro. “Dança uma História?” foi contemplado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC).

Produzir um espetáculo para crianças bem pequenas é uma forma contribuir para que os bebês e suas famílias tenham acesso à Cultura. Com este espetáculo, a Cia. Tugudum chama a atenção para a necessidade de inclusão deste público como alvo nas políticas públicas de Cultura, assim como ocorre em outras áreas, como Educação e Saúde, que têm ações específicas para os bebês.

Recomendações aos adultos

A Cia. Tugudum recomenda aos adultos que permitam aos bebês uma apreciação natural. Ou seja, não é necessário direcionar seu olhar durante as cenas. Caso haja algum desconforto do pequeno espectador, recomenda-se que os adultos acalmem os bebês no espaço externo e depois retornem ao espetáculo.

Contrapartida social

Antes de ser apresentado ao público geral, a Cia. Tugudum percorreu quatro creches, sendo três municipais e uma particular, beneficiando bebês e educadores. Professores da rede municipal de ensino receberam uma oficina ministrada por Valéria Franco sobre dança contemporânea e a possibilidade de utilização desta linguagem em atividades educacionais. Esta atividade foi a contrapartida social do projeto que teve como objetivo ampliar as referências estéticas de educadores, familiarizando-os com a linguagem da dança contemporânea por meio da vivência prática. Agora, neste ano, a Cia realizará mais duas apresentações no Teatro e “Espaço Cultural Maria Monteiro” localizado na Vila Padre Anchieta, como contrapartida agendada pela Secretaria de Cultura de Campias.

Sobre a Cia. Tugudum

A Cia. Tugudum foi fundada em 1999. Ao longo dos anos criou diversos espetáculos tanto para o público infantil como para o público adulto. Em reconhecimento às atividades de criação artística, a Cia. Tugudum foi contemplada em três edições do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas para a produção e circulação dos seguintes espetáculos: Corpo Fora (2008), Cuidado que Pega! (2009) e Dança uma História (2013). O Ministério da Cultura também premiou a Companhia com os prêmios Klauss Vianna (2008-2009) e Procultura (2010) para o desenvolvimento de programações de dança contemporânea em sua sede.

Na sede do grupo também são oferecidos cursos de dança, teatro e música para todas as idades. Mais informações sobre a Cia. Tugudum em: www.tugudum.com.br

SERVIÇO

Dança uma História? – espetáculo de dança contemporânea para bebês

02/02/2014 (domingo) às 11h e às 17h

Local: Teatro e “Espaço Cultural Maria Monteiro

Av. Cardeal Dom Agnelo Rossi, s/nº – Vila “Padre Anchieta” – CEP 13068-211
Telefones
(19) 3282-0024

Entrada franca

Informações para a imprensa: AGÊNCIA CAMBALHOTA – (19) 99173 9757/ Christizi Portela

Fontes para reportagem:

Valéria Franco – Diretora – 19 98109 5020

Simone Pinto da Silva – Orientadora pedagógica – 19 988250559

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Sinopse

A dança contemporânea assume-se como linguagem do encantamento e oferece aos bebês e às famílias, momentos de interação e contemplação. Com delicadeza, as dançarinas contam pequenas histórias e, a cada cena, envolvem o público em um universo de fantasia e cores.

Sobre o espetáculo

Partimos da premissa de que o bebê, desde o seu nascimento, compreende, interage e se comunica com o mundo de uma maneira peculiar.  Enquanto espectadores, os bebês nos mostram, a partir de seus gestos, olhares, expressões, sorrisos e choros, que temos muito mais a aprender do que ensinar sobre linguagem e interação com o mundo.

Nessa perspectiva, ao aventurar-se na criação de um espetáculo que dialoga com este público sensível e repleto de enigmas, a Cia Tugudum traz sua contribuição para produção cultural destinada às crianças pequenininhas.

Ficha técnica

Realização – Cia Tugudum

Direção e pesquisa musical – Valéria Franco

Criadoras intérpretes – Ava Soani, Cecília Gomes, Valéria Franco e Ana Márcia Nori (suplente)

Orientação pedagógica – Simone Pinto da Silva

Cenografia – Julio Lemos

Figurinos – Isabel Graciano

Produção – Thais Tkatchuk

Fotografias – Suzana Barretto

Assessoria de Imprensa – Agência Cambalhota

Arte gráfica – Crioula Design