Os Tuguduns

 

Valéria Franco

Diretora/ Coreógrafa/ Criadora intérprete/ Dançarina

Criadora do método Dança Integral ” Pura potência do corpo sujeito”
Licenciada em dança pela Unicamp em 2002 . Bacharelado em dança pela Unicamp em 1990.

Ministra aulas de Dança Contemporânea na Cia Tugudum, onde também desenvolve um trabalho de pesquisa da interação das linguagens da dança, música e teatro, fundamentado em educação somática e improvisação.

Diretora da Cia. Tugudum ,   foi contemplada entre outros pelos editais: 2020 – Proac Express lei Aldir Blanc – lives do Espetáculo a Bola e a Boneca,

2010 – Pro – Cultura Funarte – Deguste Tugudum – 2008 – Funarte Klauss Vianna para manutenção de companhia e pelo edital FICC- Prefeitura de Campinas para montagem e circulação do espetáculo “Cuidado que Pega”.

2007 – Edital FICC – Prefeitura de Campinas com subvenção para montagem do espetáculo de Dança Contemporânea “Corpo Fora” .Atua nos seguintes espetáculos: “Cuidado que pega” (2008), “Corpo Fora “ (2007)“O que te mantém de pé” (2005), “A Bola e a Boneca” (2002), “Ora Bolas” (Estreou em 2004 no FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, realizado na cidade do Porto, em Portugal), “Percussão pra quem gosta” (Vencedor do I Prêmio Firestone, realizado em Londrina – PR, 1992).

Dalga Larrondo

Compositor/  Percussionista/  Diretor

Percussionista formado no Conservatório Nacional de Rueil-Malmaison – França. (1983) Estudou percussão com Cláudio Stephan (Conservatório do Broklim Paulista)– (1976) e Luís Anunciação (1978) Orquestra Sinfônica Brasileira – Brasil.

Obteve sua graduação universitária em música na Faculdade Mozarteum de São Paulo em 1991.

Foi Percussionista da Orquestra Sinfônica de Campinas entre 1975 e 1980. Lecionou durante sete anos ritmo e percussão no Departamento de Artes Corporais da Universidade de Campinas (UNICAMP)1985 a 1992.

Foi vencedor do I Concurso Firestone de Música Criativa com duas peças de sua autoria “Mãos” e “O móvel”, esta última em duo com a dançarina Valéria Franco (1992).

Participou como compositor e intérprete dos grupos: “Anima”, “Hos Tio” e Duo “Toca Aqui”. Atualmente, no Brasil, é reconhecido como um dos mais representativos percussionistas na área do teatro-musical, com apresentações solos de âmbito nacional e internacional.

Tem participado como intérprete e compositor dos mais importantes festivais nacionais e internacionais.

Participa atualmente do grupo Novo Ovo Novo e Duo Oxigênio e Gás Carbônico com quem gravou a música original do espetáculo Corpo Fora.

Ana Márcia Nori 

artista da dança

 

Começou a dançar muito pequena. Se formou bailarina pela Escola de Bailado de Santos em 1994. Integrou o Grupo Andara de Dança durante quatro anos.

Formou-se em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e depois  Especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo/ UNIFESP (2003).

Praticou com Etienne Bechard, na Yatra Academie de danse, Bruxelas, de 2007 a 2009, aulas de movimentos contemporâneos, e nesse mesmo local aulas de Dança Africana, com Zam Ebale.

Retornando ao Brasil volta a ter contato com atividades relacionadas à cultura popular brasileira através do Grupo “Caixeira das Nascentes” e a fazer aulas de Dança Contemporânea e Improvisação com Valéria Franco. No ano de 2012 inicia uma formação em Eutonia no Instituto Gerda Alexander, São Paulo, com previsão de término em 2015. Passou a integrar a Companhia Tugudum em meados de 2013, durante a montagem do espetáculo “Dança uma história?”.

Rodrigo Dalga La Franco 

Músico/ Performance/  artista da dança

 Apesar de sempre estar em contato com o meio artístico, somente no ano de 2012 percebeu que queria trilhar o caminho das artes, então voltou a fazer as aulas de Dança Contemporânea-Improvisação: Pesquisa de uma linguagem pessoal com Valéria Franco.

Entrou no ano seguinte no conservatório EMESP-Tom Jobim para estudar guitarra, onde permaneceu durante dois anos e meio .Em 2013 participou das oficinas: Improvisação de contato: estratégias para o movimento e criação-com Jovair Long. 2hs -Projeto Deguste Tugudum; Dança e Memória: um percurso através do universo imagético da cultura popular-com Rosana Baptistell Long. 2hs – Projeto Deguste Tugudum.  Atuou como guitarrista e vocalista na banda Pelados Saudosistas entre o final de 2013 até o início de 2016. Em dezembro de 2014 participou como Bailarino do espetáculo da Cia. Tugudum “O Rio e Suas Margens” no teatro do espaço cultural Maria Monteiro na cidade de Campinas-SP. Em maio de 2015  apresentou a peça solo de música cênica do compositor João Carlos Dalgalarrondo intitulada “Flamboyant” no espaço da Cia Tugudum, em meados do mês de dezembro adquiriu DRT de dançarino e no mesmo mês apresentou, integrando como membro da equipe da companhia Tugudum,  a Performance de dança e música contemporânea “Cuidado que Pega!”.

No início deste ano (2016), ingressou na Universidade de Artes do Paraná para cursar Bacharelado em Música Popular e atualmente esta morando na cidade de Curitiba-PR.

Durante o carnaval ministrou a oficina de dança e técnica de improvisação  “Corpos no Espaço” no festival Psicodália.  Apresentou o espetáculo de música e teatro “Dr. Plástico batucando nos polímeros” no sesc interlagos ao lado de Dalga Larrondo, também acompanhou espetáculos como “H quase 2 O”  e “A Bola e a Boneca” operando a luz.

Participou como dançarino da montagem do espetáculo de dança teatro “Attack On Dance.BR” dirigido pelo coreografo e performer Japones Ney Hasegawa, com apresentação realizada no Centro Cultural São Paulo, teatro Adoniran Barbosa. No dia 15 de outubro compos a programação do Interarte II de Curitiba apresentando com o gupo de performance “Plexus Sonoro” no pátio da UTFPR.

Concorreu no EDITAL 2016: CCSP Videoarte em Dança – 2ª Edição, com o vídeo “Expectar é Imaginar” classificado em 6º lugar.

Coré Valente

 Músico/ Criador-intérprete

Formado em artes corporais pela UNICAMP (1991) e Tecnologia Elétrica pela Unesp/Bauru – UB(1985), o multiartista Coré Valente trabalha com educação, dança, música, circo e cultura popular. Atua no espetáculo Dr. Plástico interpretando Mega Bolha.

Integrante da Balangadança Cia. desde 1998. Atua desde 1997,  como professor de música, circo e coco regente do coral Coromim, da Escola Curumim de Campinas, que trabalha com a pedagogia Freinet, e desde 2008 como regente do coral “Flor de Maio” do CRAS  Flamboyant.

Participou dos espetáculos: Óperas “O Guarani” e “A Flauta Mágica”,       “Graças a Deus” – Jornada SESC de teatro /1992, “Arcanos” – Prêmio Estímulo/1993, “Fauvel” – Prêmio Estímulo/1995, “Ivresse” – Bolsa Vitae/1995, “Sua Majestade o Circo” – SESC 1997, “Entranças” – SESC 1999/2008, “Roda Pé” – SESC 2000/2008, Prêmio Estímulo de Dança – Projeto Encena Brasil, “Nóis no Trem” – Regente do coral Coromim – SESC/Campinas 2003/2004, “O Tal do Quintal” – Centro Cultural Vergueiro São Paulo/2006 – prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes), Caravana FUNARTE – Petrobrás/ 2006,”Nóis na Fita” – Regente do coral Coromim – TAO/Campinas 2008

Rúbia Amaral

Artista da Dançarina

 Graduanda do curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança na Unicamp. Em 2016, formou-se técnica em Dança pela
ETEC de Artes.
De 1999 a 2004, participou das aulas de Ballet Clássico na Academia Rubene Ballet, com Eléa Mercúrio e Rubene Ferreira. De 2005 a 2010 fez aulas de Jazz, Street Dance e Ginástica Rítmica no Colégio Notre Dame Rainha, com Marcele Medeiros, e representou o Colégio em diversos festivais de Dança neste período. De 2011 a 2017, participou das atividades do Quixote Espaço Comunitário com oficinas de Circo com Marcelo Bolognesi e Laura Nogueira, Teatro e Montagem Teatral com Andréia Almeida e Dança Contemporânea com Luiz Ramos. De 2012 a 2016 foi integrante do grupo teatral “Trupe Quixotesca” onde participou dos espetáculos “Muribecas” e “A Lenda dos Ibejis”. Em 2017 e 2018 atuou como intérprete e criadora das performances do grupo Morganas. Hoje participa do Núcleo de Pesquisa BPI, liderado por Graziela Rodrigues e Larissa Turtelli, e é integrante da Cia Tugudum, onde atua como bailarina nos espetáculos “Psiu, Vem Brincar!” e “A Bola e a Boneca”.

 

Iara Medeiros

Artista da Dança

Graduanda em Dança na Unicamp, realizou um intercâmbio na Escola de Dança Contemporânea de Londres (The Place). Formada no curso técnico profissionalizante de dança na Escola de Artes Augusto Boal, Hortolândia-SP. Fez aulas no Tugudum de Dança Contemporânea e Improvisação com Valéria Franco já há 14 anos, entrando para a Cia. em 2018.  Sua formação incluiu aulas de Contato Improvisação com Marília Carneiro, Dança Somática para Adolescentes com Cora Laszlo, oficinas e residências diversas com professores como Vanessa Macedo, Gustavo Ciríaco, Ricardo Neves, Denise Namura e Michael Bubdahn (França), Mark Taylor (Body-Mind Centering- EUA), Javi Sanhuez (Chile), Ney Hassegawa (Japão), entre muitos outros. É co-criadora e intérprete do grupo Morganas de dança contemporânea e performance desde 2017. Também faz parte do Grupo de performance Janacek Sistem. Cursou teatro no Estúdio Cênico na Escola de Teatro, atuou como preparadora corporal e performer do Grupo Plantear de Teatro e na Gargarejo Cia. Teatral. Sua trajetória perpassa caminhos mais voltados à Dança Contemporânea, mas com interesses que vão de encontro às artes da cena e a intersecção de linguagens artísticas em geral, como a música, artes plásticas, videodança e fotografia.

 

.